Inicia-se geralmente na adolescência ou pré-adolescência. Raramente desenvolve após os 30 anos e , quando presente, raramente progride nesta idade.
É provável que o ceratocone seja hereditário e está associado a doenças alérgicas. Por isso nunca é recomendado coçar os olhos e, em pessoas com sono agitado e apnéia do sono, evitar dormir com os olhos apertados contra o travesseiro para evitar traumas.
O principal sintoma é a visão borrada e distorcida. Pacientes podem relatar também piora dos sintomas a noite e dificuldade para se adaptar com os óculos.
O tratamento inicial consiste em receitar óculos e lentes de contato para melhorar a visão e colírios para diminuir a coceira dos olhos.
• Crosslinking: Procedimento que possui a finalidade de aumentar a resistência mecânica da córnea. Com isso, há menor chance de progressão do ceratocone. Embora em alguns casos possa ocorrer melhora parcial do ceratocone, o intuito é apenas impedir a progressão da doença.
• Implante de Anel Corneano: é a alternativa cirúrgica para o transplante de córnea. É realizado implante de segmentos de anel na córnea (anel intra-estromal). Os segmentos tentam regularizar a córnea, melhorando a acuidade visual e diminuindo, na maioria dos casos, o grau dos óculos. O procedimento, realizado com anestesia local, oferece o benefício de ser reversível e substituível. Alguns pacientes após o implante do anel tem uma progressão mais lenta do ceratocone.
• Transplante de Córnea: Deve ser realizado apenas se as outras medidas não tiverem sucesso. O acompanhamento é realizado por toda a vida.
Clique aqui e agende uma consulta online.
Acesse nosso sistema de agendamento online.
Atrávés dele selecione o plano de saúde, especialidade, procedimento e profissional para agendar um horário.
agende onlineClique aqui e veja todos os planos de saúde atendidos