Sempre que queremos olhar para alguma coisa, nós utilizamos a mácula. É ela que nos dá a capacidade de leitura. Quando você lê este texto está utilizando justamente a mácula. A palavra fixada fica nítida, enquanto que a palavra anterior como a posterior ou a linha de cima ou a de baixo perdem a nitidez.
Quando a mácula perda a sua função, há um borramento da visão ou uma distorção das letras na região central. Isso torna a leitura ou a execução de qualquer outro trabalho minucioso (como passar linha pela agulha) impossíveis. Embora a degeneração macular reduza a visão na sua porção central, ela não afeta a visão periférica.
A degeneração macular, por si, raramente leva à cegueira total.
Muitas pessoas desenvolvem a degeneração macular como parte de um processo de envelhecimento do organismo. Ela tem um caráter genético, fatores como pele e olhos claros, tabagismo predispõe mais à doença. Traumas, infecções, inflamações e altas miopias podem também lesar o tecido retiniano.
Há dois tipos de degeneração macular: seca (atrófica) e úmida (exsudativa).
Seca: é o tipo mais comum, sendo causada pelo envelhecimento. O tecido retiniano sofre um afinamento com perda gradativa da visão.
Exsudativa: também chamada de hemorrágica, ocorre em 10% dos casos. Vasos anômalos se formam por baixo da retina, na região macular, vazando líquido e sangue. Esse extravazamento leva à distorção da imagem e embaçamento da visão. A perda visual pode ocorrer de maneira bastante rápida e severa.
Clique aqui e agende uma consulta online.
Acesse nosso sistema de agendamento online.
Atrávés dele selecione o plano de saúde, especialidade, procedimento e profissional para agendar um horário.
agende onlineClique aqui e veja todos os planos de saúde atendidos