Alto de Pinheiros - São Paulo

Prof. Dr. Remo Susanna Jr

Sócio Fundador COE - Centro de Oftalmologia Especializada
  • Professor titular da Clinica Oftalmologica da Faculdade de Medicina da USP
  • Membro do conselho executivo e Ex-Presidente da Associação Mundial de Glaucoma
  • Ex-presidente da Sociedade Panamericana de Glaucoma
  • Ex-presidente e fundador da Sociedade Latino Americana de Glaucoma
  • Membro do conselho internacional da Associação de pesquisadores em oftalmologia e visão - ARVO
  • Inventor, implante de glaucoma: Susanna Ultra-Flex

Resumo completo

Formação e Carreira

Remo Susanna Junior concluiu o doutorado em medicina oftalmologia pela Universidade de São Paulo em 1984.

Atualmente é Professor Titular da Disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Diretor técnico de saúde - responsável pela divisão de Clínica Oftalmológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, medico do Hospital Israelita Albert Einstein.

Publicou 211 artigos em periodicos especializados e 51 trabalhos em anais de eventos. Possui 37 capitulos de livros e 21 livros publicados.

Atua na área de medicina, com ênfase em cirurgia oftalmológica.

Lattes

Glaucoma

Glaucoma é um termo comumente aplicado a um conjunto de doença dos olhos que causam uma característica: alteração do nervo óptico. Por definição o glaucoma é uma neuropatia óptica independentemente do valor da pressão ocular.

O nervo óptico transmite para o cérebro a informação visual recebida pelo olho. Quando danificado esta transmissão pode ficar deficiente ou mesmo interrompida levando o paciente a cegueira O cérebro encarrega-se de a transformar estes estimulos levados pelo nervo óptico numa imagem visual reconhecida como visão.

A doença é assintomática ou seja o paciente não se apercebe da mesma embora os pacientes glaucomatosos teham 5X mais acidentes de carro e mais quedas que os pacientes normais.

Ebook Glaucoma - Remo Susanna Jr.

Informações, diagnóstico e tratamento do glaucoma

O que os portadores, familiares e amigos de pacientes com glaucoma devem saber.

Existem mais de 25 tipos de glaucoma, mas abordaremos aqui apenas sua forma mais comum , assintomática.

É importante que o portador de glaucoma siga corretamente as instruções médicas. O exame periódico do nervo óptico, campo de visão e pressão ocular é mandatória sendo nesta ultima importante que o médico detecte a pressão mais alta que o paciente tem durante o dia.

O que é Glaucoma

O glaucoma é mundialmente conhecido como "o ladrão mais astuto da visão", visto que na sua forma mais comum não origina sintomas.

A principal causa do glaucoma é o aumento da pressão intraocular que danifica o nervo óptico. É importante que se saiba que não obrigatoriamente a pressões intraoculares são elevadas nestes pacientes.

A Insanidade no Tratamento do Glaucoma

A Prova de Sobrecarga Hídrica é um instrumento, fácil, barato e acurado para se estimar o pico pressórico.

O teste de Sobrecarga Hídrica (TSH) estima o pico pressórico e mostra a instabilidade do controle pressórico ocular, fator mais importante para progressão do glaucoma.

Implante de Susanna UF

Produzido no Brasil, o Implante de Susanna UF é um novo armamentário no tratamento do glaucoma que auxiliará a reduzir a cegueira ocasionada pela doença.

As indicações do implante são casos de glaucomas refratários (aqueles que a trabeculectomia cirurgia convencional para o glaucoma realizada anteriormente falhou), casos em que a conjuntiva não permite a realização de uma cirurgia filtrante, ou naqueles que o cirurgião já sabe previamente que a cirurgia filtrante convencional não funcionará.

Prof. Dr. Remo Susanna Jr. - Bartisch Award 2023

O Teste de Sobrecarga Hídrica no Diagnóstico do Glaucoma

Conselhos ao Jovem Oftalmologista

DOC. Saúde - Glaucoma

Remo Susanna Jr e Edson Arantes do Nascimento

10 Conselhos e Desejos para Atingir a Liderança na Medicina

ELAM - I Encontro de Líderes e Acadêmicos em Medicina

Implante de Susanna UF para Glaucoma

Implante de Susanna UF para Glaucoma II

Links e Publicações

Confira todos os artigos e publicações científicas do Professor Doutor Remo Susanna Junior.

Através do Google Scholar é possível acessar a maioria das publicações e citações realizadas, seja na área de glaucoma ou oftalmologia geral.

Você poderá encontrar conteúdo em inglês e português em arquivos em html e pdf.

Artigos Científicos

Espaço Aberto - USP

Remo Susanna Júnior, professor titular do Departamento de Oftalmologia da Faculdade de Medicina, será contemplado pela American Glaucoma Society Awards Comittee (ASG) com o prêmio International Scholar Award. O médico é a segunda personalidade do mundo a receber a homenagem que, de acordo com o comitê, “demonstra o reconhecimento e a gratidão por uma vida de contribuições à pesquisa sobre glaucoma, educação, cuidado com os pacientes e colaboração internacional”.

Ler na íntegra